Nesse espaço serão publicadas diferentes atividades realizadas pelos professores em sala de aula.

AULA PRÁTICA

Aula prática para os alunos da turma 2-22 conhecerem o laboratório de Alimentos. Esse foi o primeiro contato com equipamentos e ambientes, lugar este onde farão muitas aulas práticas no decorrer do ano. Nesse momento os alunos realizaram aula prática sobre vidrarias e práticas em um laboratório. A professora Kênia Cruz  foi a responsável por ministrar a aula orientada pela responsável pelo laboratório de Alimentos.   

AULA PRÁTICA SOBRE IMUNOLOGIA

A IMUNOLOGIA é a área das ciências biomédicas que cobre o estudo de todos os aspectos do sistema imune - aquele que defende o corpo contra doenças - em todos os organismos. Essa especialidade lida com o funcionamento fisiológico do sistema imune de um organismo, em estado sadio ou não, e com as desordens imunológicas (doenças autoimunes, hipersensibilidade, imunodeficiência e rejeição de transplantes, entre outras). A IMUNOLOGIA tem aplicações em diversos campos da ciência.

Foi o biólogo e anatomista russo Ilya Ilyich Mechnikov quem impulsionou os estudos em IMUNOLOGIA, e recebeu o prêmio Nobel de 1908 por seu trabalho. Ele espetou o espinho de uma rosa em uma estrela do mar e observou que, 24 horas depois, havia células cercando a ponta. Era uma resposta ativa do organismo, que tentava manter sua integridade. Foi Mechnikov quem primeiro observou o fenômeno da fagocitose, em que o corpo se defende contra um corpo estranho, e cunhou o termo. Essa área do conhecimento evoluiu, e hoje é tão relevante que, graças a ela, as vacinas puderam ser desenvolvidas e as doenças alérgicas e autoimunes puderam ser compreendidas.  FONTE:  https://www.juventudect.fiocruz.br/imunologia

Desta forma,  a professora Simone Rocha que ministra a disciplina de Imunologia realizou uma aula prática sobre IMUNOLOGIA com uma turma do Curso de Análises Clínicas. 

AULA PRÁTICA DE PARASITOLOGIA

Parasitologia humana é o estudo dos parasitas, doenças parasitárias, seus métodos de diagnóstico, controle e profilaxia. 

O Curso Técnico em Análises Clínicas  torna o aluno apto a elaborar exames parasitológicos para pesquisa de protozoários e helmintos. O método de Hoffman permite pesquisar em lâmina e microscópio, a presença de ovos pesados como de Ascaris, Tênia e cistos de protozoários. 

Portanto, a professora Zaira Silva realizou uma aula com o terceiro módulo do curso para que verificarem na prática a presença dos possíveis parasitas. 

DESAFIO DO QR CODE

O QR Code (Código de Resposta Rápida) consiste de um gráfico 2D de uma caixa preto e branca que contém informações pré-estabelecidas como textos, páginas da internet, SMS ou números de telefone. Este conteúdo pode ser lido por meio de aparelhos específicos para este tipo de código ou de aplicativos instalados em celulares. 

Muitas empresas estão adotando o uso do QR code como forma de pagamento. Já existem lojas 100% automatizadas. Não há nessas lojas empregados e ela funciona 24h. 

Com o objetivo de reconhecer o desenvolvimento e a aplicabilidade do QR code, os terceiros anos de informática produziram seus próprios códigos QR contendo enigmas para a descoberta de um objeto oculto. Por de trás desta dinâmica, de acordo com o professor da disciplina de Implantação e Manutenção de Sistemas, Alexander Willian Spritze, os alunos estão aptos a desenvolverem aplicações direcionadas ao e-commerce (comércio eletrônico) nas aulas de desenvolvimento de sistemas e dispositivos móveis.

PRÉ-CARNAVAL

Alguns gostam, outros nem tanto, mas o fato é que o Carnaval antes de tudo é uma manifestação cultural. O carnaval brasileiro é na rua, onde o povo expressa sua alegria, com músicas e danças. É uma festa que manifesta a cultura de cada região de nosso país.

E como a escola é um espaço de formação integral do alunos, mobilizamos uma brincadeira  com a  Banda Marcial da Escola, regida pelo maestro Pedro Apolinário para divertir e alegrar os estudantes durante o intervalo do recreio. A atividade ocorreu ontem dia 20 de fevereiro e hoje (21/02). No dia de hoje os alunos compareceram fantasiados para abrilhantar ainda mais a atividade.  

Os professores e os funcionários também entraram na brincadeiras.  

... Paz, carnaval, futebol...  Não mata, não engorda e não faz mal [...]

PLANEJAMENTO DO CURSO DE COMÉRCIO

"Planejar é preciso".  Planejar nunca teve tanta importância e relevância quanto nos dias atuais. Direção, foco, concentração de esforços, aproveitamento do tempo e redução do desperdício são alguns dos ganhos paralelos dos que planejam.

Semanalmente a assessoria pedagógica juntamente com a coordenação de cada curso, se reúne com os professores que fazem parte do planejamento de um dos cursos oferecidos no período diurno para orientar,  planejar e avaliar as ações tomadas e  realizadas com as turmas.

No encontro dessa além de alguns encaminhamentos, foram tratados:

  • Brechó do Curso;
  • Projeto de Pesquisa - Inserção dos alunos - realidade empresarial local;
  • Possibilidade de trazer cases locais para serem solucionados.

PRODUÇÃO TEXTUAL AO AR LIVRE

"É importantíssimo criar um espaço no qual se possa escrever sem interrupções - um espaço que seja adequado ao processo criativo. O escritor necessita de quietude interior - e alguns alcançam esse estado de concentração em meio ao barulho. Nem todos apreciam o silêncio - alguns precisam de um ruído de fundo, como músicas ou o burburinho do café [...] O importante é encontrar o espaço em que você se sinta predisposto à escrita." (Rodrigo Gurgel)

O fato é que Nossa Escola é bastante privilegiada em relação ao meio ambiente. Temos vários espaços repletos de árvore, flores, lindos gramados que servem de inspirações. Pensando nisso, a professora de Língua Portuguesa e Literatura foi além da sala de aula, utilizou dos ambientes externos para dar continuidade a uma atividade iniciada em quatro paredes com a turma 1-11 do Curso de Administração.

O principal objetivo da aula  foi  a produção de CONTO a partir de histórias socializadas em sala.

O conto é um texto narrativo do gênero literário. Ele tem o foco em um fato ou um determinado acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada." (BrasilEscsola)

VOLEIBOL DE LENÇOL

A Educação Física nos dias de hoje, não deve privilegiar  apenas as modalidades tradicionais como eram realizadas antigamente, pois a atividade corporal vai muito além das modalidades tradicionais, haja visto que anualmente surgem novos esportes.

No nosso CEDUP existem várias oficinas como voleibol, handebol, futsal, dança entre outras, porém, nas aulas de Educação Física impera a criatividade dos professores que ministram a disciplina  para que os alunos movimentem seus corpos.

Sendo assim, a professora Albertina dos Santos realizou umas aulas bastante divertidas com as turmas 2-14 (Curso de Administração), 3-21 (Curso de Alimentos) e 3-31 (Curso de Comércio) algumas atividades referente ao conteúdo voleibol da disciplina de Educação Física.  Uma das atividades foi o VOLEIBOL COM LENÇOL cujo objetivo foi estimular o trabalho em equipe. Já outra atividade o foco foi apresentar de forma descontraída o pré desportivo de voleibol com o objetivo de resgatar colegas que estão no lado contrário.

QUIZ DE LÓGICA  E CONCENTRAÇÃO

A professora Cristiane Bolan que ministra a disciplina de Direito e Legislação ao término de sua aula desafiou os alunos a resolverem um QUIZ cujo principal objetivo foi de trabalhar a lógica e a concentração dos estudantes da turma 2-14 do Curso de Administração.

Algumas atividades podem ser feitas no "modo automático", mas, muitas outras, principalmente as relacionadas ao estudo e ao trabalho, precisam de CONCENTRAÇÃO. Se parece que está cada vez mais difícil se concentrar.

Por isso, é necessário criar meios para que os nossos estudantes aprendam a ter foco, bem como, entendam a importância de resolver algumas situações problemas de forma sequencial  e que muitas vezes podem existem diferentes maneiras de solucionar desafios, desde que exista LÓGICA para isso.

I SEMINÁRIO INTEGRADO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO 

Os alunos dos primeiros anos de Administração apresentaram o I Seminário Integrado de Economia e Administração, realizado no dia 02 de dezembro no CCD. O tema proposto aos estudantes foi Economia Regional. Eles pesquisaram sobre os principais índices, indicadores e agregados macroeconômicos dos estados brasileiros e fizeram uma análise de conjuntura econômica, relacionando os dados pesquisados aos conceitos que já haviam sido trabalhados anteriormente em sala de aula. O trabalho foi planejado e executado pelas professoras  Liara Darabas e Jussanara Machado.

AULA PRÁTICA SOBRE: ÓPTICA GEOMÉTRICA E LUZ, SOMBRA E ECLIPSE

O professor Francisco que ministra a disciplina de Química, realizou uma atividade pedagógica bastante atrativa e interessante algumas turmas dos segundos anos em Informática. Os assuntos contemplados foram:

  • Introdução a Óptica Geométrica
    Luz, sombra e eclipse.

Alguns conceitos abordados na aula:
Luz, um agente físico que permite que outros corpos sejam visíveis. Trata-se de uma energia eletromagnética radiante que pode ser captada pelo sentido da visão, a luz tem velocidade finita e propaga-se em linha reta aproximadamente a 300 mil km/s.

Chamamos frequência de luz que são visíveis ao olho humano de espectro visível, onde essas ondas tem comprimento entre 400nm e 700nm. A ausência parcial ou total de luz pode causar as sombras, e os eclipses, que são nada menos do que astros celestes que encobrem outros com sua sombra.A reflexão da luz, um fenômeno óptico que ocorre quando a luz incide sobre uma superfície e retorna ao seu meio de origem. Espelhos planos são superfícies planas, polidas e sem curvatura, capazes de promover a reflexão regular da luz.

A reflexão da luz, um fenômeno óptico que ocorre quando a luz incide sobre uma superfície e retorna ao seu meio de origem. Espelhos planos são superfícies planas, polidas e sem curvatura, capazes de promover a reflexão regular da luz.

Além das definições acima, os estudantes explicaram também sobre: As leis da Reflexão; Campo de um Espelho Plano; Associação Paralela e Angular dos Espelhos Planos. E ainda, criaram o experimento "Espelho infinito" para demonstrar o feito.

AULÃO DE GEOMETRIA ANALÍTICA

Embora o foco do CEDUP seja encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, os docentes da Instituição preparam nossos estudantes para a realização de provas de ENEM, vestibulares, concursos, entre outros. Para tanto, a professora Gislaine Nazário na disciplina de matemática trabalhou em forma de aulão, com algumas turmas do terceirão (3-11, 3-12, 3-21, 3-31, 3-32, 3-51 e 3-53) o conteúdo GEOMETRIA ANALÍTICA, um dos primeiros temas da área que são contemplados em diversas exames. Abordou assuntos como:


  • Análise das figuras geométricas no plano cartesiano como triângulo, quadrilátero e circunferência.
  • Distância entre dois pontos.
  • Ponto médio.
  • Área de um triângulo.

RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL DO AGUAÍ

Alguns alunos do Curso de Alimentos fizeram uma saída de campo na Reserva Biológica Estadual do Aguaí. A atividade foi orientada e conduzida pela professora Simonine Rocha. Essa reserva é uma das dez unidades de conservação estaduais do grupo de proteção integral de Santa Catarina, com uma área de 7.672 hectares, sendo considerada como área especial para a preservação ambiental, já que abriga um dos mais ricos patrimônios naturais do país, a Floresta Atlântica.

Aguaí (Chrysophyllum viride) é o nome de uma árvore que está presente na Floresta Atlântica e na unidade de conservação domina principalmente o extrato arbóreo das encostas íngremes da Serra Geral.

Criada em 1983, a reserva do Aguaí abrange quatro municípios: Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso. A unidade de conservação se destaca por apresentar uma complexa fisionomia natural com relevos acidentados e altitudes que variam de 200 a 1470 metros, com águas frias, típicas de montanha e uma grande diversidade e endemismo de muitas espécies nos vários grupos da fauna e flora. Para as comunidades que vivem na região sul do estado, a unidade de conservação é fundamental, pois através dos serviços ambientais fornece água para a Barragem do Rio São Bento, que abastece os municípios de Criciúma, Forquilhinha, Maracajá, Içara, Nova Veneza, Turvo e Meleiro.

CONHECENDO O AUTISMO 

PROJETO AIDA

A professora Jussanara Machado realizou com a turma 1-31 e alguns convidados de outras salas e cursos o projeto AIDA. Trata-se de um método criado por St. Elmo Lewis, (um americano especialista em publicidade que escreveu sobre o poder da publicidade em relação ao público e seu hábito de consumo). Esse método atravessou mais de cem anos e continua atual na compreensão e atuação no conteúdo de marketing de vendas para apreensão dos saberes pelos discentes.

Entre os objetivos da atividade "desenvolver a capacidade do discente em realizar abordagens interessantes, atraindo possíveis clientes para a demonstração de produtos/serviços que despertem os desejos de aquisição; contornando objeções de compra até a conclusão da venda que é a ação de fechamento.

VISITA TÉCNICA À CASA DE ISOPOR   

Uma turma do primeiro ano de Edificações visitaram uma obra in loco na casa de ISOPOR, em Siderópolis. A atividade foi organizada pela professora Morgana que ministra a disciplina de Desenho para a turma. Na ocasião, a obra foi mostrada pela arquiteta Luciana Scaini Minotto.

CASTELOS MEDIEVAIS

O professor Cleiton que ministra a disciplina de História, realizou com suas turmas um belo projeto sobre Cidades Medievais. Os temas abordados foram a Guerra dos 100 anos, a mulher, a cidade medieval, a arte e a igreja. Entre os objetivos da atividades, está o de trabalhar com materiais recicláveis.  O resultado da atividade foram maravilhosas maquetes. Confiram!

BLOCOS CERÂMICOS

A turma 3-41 do Curso EMIEP em Edificações fabricou blocos de solo de cimento como prática da disciplina de Materiais de Construção ministrada pelo professor Alex Luiz. A aula prática foi uma das várias ações planejadas pelo professor com o tema Materiais Cerâmicos.

AULA PRÁTICA SOBRE OSSOS

O esqueleto humano é formado pelos ossos e tem como função principal proteger determinados órgãos vitais como o encéfalo, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno, e servem também para armazenar gordura e minerais, ajudar com os movimentos do corpo e sustentar o organismo. Os ossos também armazenam células sanguíneas.

No dia 18 de setembro os alunos do curso de análises clínicas orientados pela professora Gilsiane que ministra a disciplina de Anatomia e Fisiologia humana realizaram uma prova prática de identificação de ossos.

SETEMBRO AMARELO

História do Setembro Amarelo

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como "Setembro Amarelo", foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/saude/setembro-amarelo.htm

by aluno
by aluno
Duas alunas da turma 1-42 do curso técnico em Edificações e um aluno do curso de Informática, da turma 1-53, fizeram um projeto de doação de abraços, uma ação interna na Escola visando alertar sobre o setembro amarelo. Além dos abraços que foram dados de olhos vendados, dos cartazes construídos e distribuídos na Escola, os alunos entregaram aos colegas, professores e funcionários uma fita amarela para afixarem em suas camisetas. Parabéns aos idealizadores.

AULA PRÁTICA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

O professor Tiago Quartieiro realizou no dia 06/09 uma aula prática com o segundo módulo do curso técnico de Edificações do período noturno. A atividade serviu para relacionar a teoria  vistas na disciplina de instalações elétricas sobre montagem e testes do circuito de interruptores simples, interruptores paralelos e tomadas com a prática.

PROJETO SUSTENTABILIDADE E SOLIDARIEDADE

A professora Karina, que ministra a disciplina de Educação Física, realizou com nossos alunos um belíssimo projeto sobre Sustentabilidade e Solidariedade. O projeto culminou na entrega de jogos construídos pelos alunos com materiais recicláveis foram doados aos alunos da Escola Municipal Fiorento Meller. Entre os objetivos dos jogos confeccionados, visaram o desenvolvimento da coordenação e das habilidades na infância resgatando os jogos e as brincadeiras antigas, fugindo um pouco da Era Digital.

CONCURSO DE VITRINES

De 18 a 23 de agosto deste ano as dependências da Escola foram palcos de vitrines criadas para a edição do II CONCURSO DE VITRINES, uma prática da disciplina de marketing empresarial ministrada pela professora Jussanara Machado e também autora do projeto. O mesmo tem como objetivo incentivar o desenvolvimento e a concepção de vitrines, estimulando a criatividade por meio da prática vivencial dos alunos, bem como, divulgar os produtos do Brechó do curso de Comércio, a "Boutique 31". A atividade contemplou diferentes temas da moda como: festiva, primavera, formal, feminina, esportiva, sapatos e acessórios, comics, jovem, entre outras. Parabéns aos envolvidos, os trabalhos estavam excelentes.

VISITA TÉCNICA

No dia 14 de agosto os alunos do terceiro ano do curso técnico de Edificações tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica a uma edificação que está sendo executada pela empresa STUDIO HC Arquitetura e Engenharia no bairro Mina do Mato em Criciúma. A edificação trata-se de uma reforma e ampliação residencial e comercial com área de 630 metros quadrados. A visita técnica é de suma importância para reforçar o aprendizado adquirido em sala de aula.

O intuído principal da visita em questão foi o acompanhamento em loco da execução de uma fundação, bem como verificar na prática como é feito na obra a locação da fundação de uma edificação. Como se trata de uma reforma foi aproveitado para mostrar para os alunos várias etapas importantes relacionadas à obra, como a execução das vergas e contra vergas e sua importância, como é feita a recuperação de um elemento estrutural afetado pela corrosão da armadura e como é feita a ligação da alvenaria com a estrutura para que não haja fissuras.

PROJETO 5S

A metodologia 5S tem sido desenvolvida de forma eficaz e participativa nas empresas através de fundamentos de fácil compreensão e capacidade de apresentar resultados expressivos. E esse ano visando preservar e conservar nosso patrimônio, adotamos esse assunto como nosso projeto macro. Cada curso vem desenvolvendo ao longo desse ano diversas atividades que visam conservar nosso patrimônio.

Para tanto o professor Alex Spritze que ministra aulas no Curso Técnico em Informática e Suporte e Manutenção de Computadores realizou com os alunos do curso atividades como a conservação e manutenção do laboratório e limpeza e organização da sala de aula.

Durante a atividade foi assistido um vídeo sobre os 5S (Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke) e após discussão sobre o mesmo, os alunos foram orientados pelo professor a confeccionarem EMOJIS  sobre os 5S que culminaram e um mural. Vejam como ficou bacana.

TIPOS E FUNÇÃO SOCIAL DA MORADIA

Durante as aulas do Curso Integrado de Edificações está sendo desenvolvido um projeto projeto com os segundos anos sobre OS TIPOS E A FUNÇÃO SOCIAL DA MORADIA. Um estudo sobre a perspectiva da humanização das moradias na atualidade.

VISITA TÉCNICA NA COPAZA

02/08- Visita Técnica

Cada vez mais é necessário se compreender na prática o funcionamento de uma empresa. Pois dessa forma é possível assimilar melhor as teorias aprendidas em sala de aula. Devido a isso, foi oportunizado aos alunos do curso de Administração a fazerem uma visita técnica na empresa Copaza Descartáveis Plásticos Ltda localizada em Criciúma. Na ocasião, os alunos tiverem uma breve palestra sobre a empresa, seus mecanismos de funcionamento e também puderam ver o processo de produção dos descartáveis.


Com a visita além dos alunos relacionarem teoria e prática, puderam identificar os processos de produção dos descartáveis e conhecer o layout de um processo produtivo.

 Vale ressaltar que a palestra foi ministrada pelo gerente de produção da empresa/processo de produção e a preocupação com a sustentabilidade, o Senhor Edson Geovane e a visita na fábrica orientada pelo técnico de segurança Geraldo Galvão. Essa aula extraclasse foi planejada, organizada e executada pelo professor Jadir Ramos S. Silveira .

DOAÇÃO DE AGASALHOS NA CRUZ VERMELHA

Embora o CEDUP seja uma escola técnica, os alunos são incentivados em sala de aula e com atividades extraclasses a se prepararem para os vestibulares de universidades/faculdades públicas e/ou privadas, bem como do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para tanto em parceria com o colégio LEME, os alunos do terceirão da Escola participarão de aulões oferecidos em alguns sábados. As atividades foram gratuitas, mas os alunos tiveram  que doar um agasalho que forem entregues na Serra, para a Cruz Vermelha. Vale ressaltar que a preocupação da Escola com formar alunos sensíveis e preocupados com o próximo é uma constante durante o ano letivo.

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

A Educação Física em nossa Escola trabalha várias modalidades esportivas, não é a toa que dois anos consecutivos fomos campeão geral do JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina) no âmbito regional, sendo representada inclusive com a modalidade de handebol na fase estadual. Porém, o objetivo com a disciplina vai muito além do esporte, pois a mesma contribui diretamente na formação do caráter de um indivíduo. Ela está relacionada com o desenvolvimento físico, social e emocional da pessoa, ou seja, a Educação Física vai muito além do esporte.


Sendo assim, nos dias 29 e 30 de julho a professora Albertina Aparecida dos Santos em parceria com a Judecri (Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma), que é uma associação filantrópica voltada para a comunidade com único intuito, inclusão social, realizaram uma atividade pára-desportiva de basquete em cadeira de rodas com algumas turmas dos cursos de administração, alimentos e informática.  Os alunos sentiram na pele como é jogar basquete em cadeiras de rodas.

AULA PRÁTICA SOBRE AÇÃO ENZIMÁTICA

Aula prática no laboratório de química referente a ação enzimática sobre colágeno, interferência do PH e da temperatura sobre as enzimas e respectivas reações realizada pela professora Simone Rocha na disciplina de Química dos Alimentos com as turmas 3-21 e 3-22 do Curso Integrado em Alimentos. Durante a atividade os alunos testaram a ação das enzimas presentes em algumas frutas sobre o colágeno que contém na gelatina.

EXPERIMENTOS DE FÍSICA

Nos dias 18 e 19 de março foi realizada nas dependências da Escola uma Mostra de Experimentos de Física oferecido pelo Colégio SATC ao nossos alunos.

AULA PRÁTICA  DE MICROBIOLOGIA 

O professor Allan que ministra a disciplina de Microbiologia realizou uma aula prática com algumas turmas do Curso em Alimentos no laboratório de Química.