DIA DO ESTUDANTE

No Brasil, o Dia do Estudante é comemorado dia 11 de agosto. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

Dada a importância crucial que as faculdades de Direito tiveram no processo de consolidação do ensino superior e do exercício da vida intelectual no Brasil, grande parte dos responsáveis por "pensar o Brasil", interpretar nossa história e definir e compreender nossa formação teve a sua base intelectual como bacharéis em Direito.

Sendo assim, em 11 de agosto de 1927, cem anos após a criação das referidas faculdades, houve uma comemoração em homenagem a elas. O advogado Celso Gand Ley, que estava participando das comemorações, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-estudante.htm


Todos os anos em comemoração a essa data, o SOE juntamente com a Direção Escolar organizam um evento interno. Esse ano foi realizado o Festival Artístico Cultural Estudantil - FACES, cujo objetivo foi incentivar no aluno a autoconfiança, a socialidade, o senso crítico, a criatividade e a responsabilidade, incentivando e respeitando seus limites, desenvolvendo assim o senso crítico e a cidadania, através das mais diversas linguagens da arte e ainda,

  • Valorizar os talentos da comunidade escolar;
  • Proporcionar uma integração, através de atividades artísticas e culturais;
  • Estimular o desenvolvimento de suas aptidões artísticas;
  • E Utilizar a arte como instrumentos de promoção social.