PEDAGÓGICO

O CEDUP Abílio Paulo, baseado em sua concepção histórico-social, tem por fim democratizar o conhecimento construído historicamente pela humanidade, formando assim, indivíduos capazes de transformar o meio em que vivem.

- Garantir o acesso e incentivar a permanência na escola.

- Promover a transição entre escola e mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas.

- Preparar jovens e adultos para as diversidades da vida, priorizando a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

- Desenvolver nos jovens e adultos, competências básicas que lhes promovam a capacidade de continuar aprendendo.

- Permitir aos estudantes a realização do estágio curricular não obrigatório a partir da interveniência de agências de integração empresa/escola.

Dimensão Pedagógica

A Dimensão Pedagógica é a mais difícil de ser diagnosticada, pois na maioria das vezes não trabalha com dados palpáveis que precisam ser buscados e discutidos para podermos fazer um diagnóstico correto da realidade da escola. Há que se destacar também neste momento a diversidade em que trabalhamos em nossa escola, pois atendemos alunos que chegam com as mais variadas expectativas, anseios e dificuldades, sendo que é muito desafiador oferecer uma formação profissionalizante mediante tal realidade, portanto buscamos ofertar aos nossos alunos o que temos de melhor para que o mesmo chegue ao mercado de trabalho o mais preparado possível, pois diferentemente das escolas de Ensino Regular, que formam para a cidadania, nossos alunos buscam em nossa escola uma formação profissional.

Para atender as expectativas e necessidades de nossos alunos, sempre buscamos aprimorar o Currículo de nossa escola, para atender as demandas do mercado de trabalho. [...] o conhecimento é problematizado com nossos alunos, buscando fazer com que os mesmos se tornem seres pensantes e que busquem transformar o meio em que vivem à partir do conhecimento adquirido.

Desta forma, sempre estamos buscando avaliar nossos alunos dentro da linha do Ser integral, onde o aluno é um ser completo, e precisa ser avaliado em sua plenitude e não somente considerando apenas os conteúdos e procedimentos metodológicos abordados pelo professor. Sendo assim o método de avaliação em nossa escola, considera o aluno como um todo, pois acreditamos que temos como obrigação formar não somente o profissional, mas também o ser humano e cidadão.

Relação Professor e Aluno

A relação entre professor e aluno deve ser de reciprocidade, de forma a buscar nessa relação de respeito, uma garantia para a apropriação dos conhecimentos por parte dos alunos. Em nossa escola, os alunos são tratados sempre com muita atenção pelos professores e funcionários da escola, pois sabemos que, enquanto escola técnica profissionalizante, estamos formando para o mercado de trabalho, pois esta é a expectativa dos alunos que procuram estudar no CEDUP.